Teatro da Instalação ganha cabine de audiodescrição para pessoas cegas

A inserção de audiodescrição ganhou espaço nos teatros do país. Ela é um recurso que traduz imagens em palavras e permite que pessoas cegas ou com baixa visão consigam compreender conteúdos audiovisuais ou imagens estáticas como filmes, fotografias peças de teatro, entre outros.

Na última quinta-feira (28), o Teatro da Instalação, no Centro da capital amazonense, ganhou uma cabine de audiodescrição. O equipamento foi feito em MDF e vai ficar no mezanino do teatro. De acordo com o Idealizador, Gilson Mauro, a instalação do novo serviço é um momento de vitória.

”Chegamos agora com a cabine com tudo sinalizado em Braille, e eu acho que isso é uma vitória muito grande para as pessoas com deficiência visual, e para o teatro também! Para todos nós que fazemos cultura educação e lazer,” destacou o idealizador da cabine.

A Agência Nacional do Cinema estabeleceu desde 2014, que todos os projetos de produção audiovisual, financiados por recursos públicos devem ter legendas descritiva, audiodescrição e língua brasileira de sinais.

Cátia Lemos e Cristiano Costa possuem deficiência visual, e aprovaram a instalação da cabine. Segundo eles, essas atividades são importantes, pois geram mais inclusão.

”pelo que eu percebi a um local muito bonito né para gente pessoa com deficiência visual está mais próximo do que está acontecendo no palco entendeu que as dançarinas que tá acontecendo algo sensacional,” destacou Cristiano.

A casa de espetáculos tem programação variada e fica localizada na Rua Frei José dos Inocentes.

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar