Teatro Amazonas ganha versão no metaverso para visitação virtual

O Teatro Amazonas agora está em um ambiente virtual, o metaverso. Pessoas do mundo todo poderão vivenciar virtualmente, seja pelo celular ou computador, os detalhes do maior cartão-postal do estado. O link para acessar a novidade está disponível até 30 de janeiro, no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e nas redes sociais (@culturadoam e @teatroamazonas). A exposição gratuita do ambiente no metaverso ocorre em comemoração aos 126 anos do patrimônio histórico, celebrado no último sábado, dia 31 de dezembro.

Teatro Amazonas agora no mundo virtual

De acordo com o secretário da pasta, Marcos Apolo Muniz, o teatro centenário proporciona uma nova experiência ao público e amplia o alcance, por meio da internet. Pois, o Teatro Amazonas agora está em uma nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual, de forma imersiva. Com essa exibição, conseguirão ampliar o alcance do público. Mais pessoas ao redor do mundo, pela internet, podem conferir a contribuição histórica, turística e cultural do Teatro Amazonas, além da sua beleza incomparável.

Segundo a diretora institucional e de tecnologia da VAT, uma das idealizadoras do projeto, Michelle Melo, o ambiente virtual desenvolvido pelos profissionais da empresa é uma forma de contribuir para a história do Teatro. Segundo ela, é uma responsabilidade importante e criativa para todos os profissionais envolvidos.

No Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), o visitante pode acessar o banner com o link do metaverso, em seguida escolher acessar pelo navegador ou baixando os aplicativos disponíveis para Android e IOS. Ao entrar no ambiente, o usuário preenche um apelido e o metaverso do teatro é apresentado com informações de navegação on-line.

O metaverso apresenta sala de vídeo com a história do Teatro Amazonas e reserva acesso a outras salas da exposição, como a Sala Amazonas Filarmônica, Sala Festival de Ópera, Salão Nobre e Tour 360 do Teatro, todas com contextualização histórica e visualização de composição da arquitetura teatral.

Com informações da Assessoria

FOTOS: Michael Dantas/CulturaAM