Tarifa de energia fica mais cara a partir do mês de julho

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o motivo do aumento está relacionado ao acionamento da bandeira tarifária amarela. A previsão de chuva abaixo da média até o final do ano e a expectativa de aumento do consumo de energia são as justificativas da Aneel para a tarifa extra. Este cenário pressiona as usinas termelétricas.

A partir deste mês de julho, a conta de luz terá o acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts horas consumidos. Diante deste aumento na conta de energia, o consumidor precisa tomar medidas para economizar.

A economista, Lenice Ypiranga, relata que é importante manter a cautela com o uso da energia e assim evitar problemas futuros.

O brasileiro estava com as contas de energia na bandeira verde desde abril de 2022. Com a passagem para a bandeira amarela, o serviço de luz terá um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts horas consumidos.

Essa é a primeira vez que os novos valores tarifários são aplicados desde que a Diretoria Colegiada da Aneel aprovou uma redução no preço das bandeiras, em março deste ano.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Marcello Casal Jr.