Tão importante quanto fiscalizar é saber onde denunciar, alerta movimento contra a corrupção

O Dia Internacional de Combate a Corrupção teve orientações ao cidadão no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro de Manaus, nesta segunda-feira, 09. O movimento alusivo à data instruiu a população quanto ao direito ao acesso às informações públicas, as formas de combate ao desvio de dinheiro público e a importância da fiscalização de cada um para o controle sobre as ações do Estado.

É possível registrar denúncias pelo site da Controladoria www.cge.am.gov.br por meio de dois sistemas: o Sistema de Ouvidorias FalaBR e o Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC), além de outros órgãos, como MPF e MP-AM

A procuradora da república do Ministério Público Federal do Amazonas (MPF), Julia Rossi, disse que tão importante quanto o cidadão fiscalizar, é ele saber como denunciar. Ela lembra que o site do MPF tem, no rodapé da página, um link chamado “atendimento ao cidadão”.

Em âmbito estadual, o controlador-geral do Estado, Otávio Gomes, afirma que a maior quantidade de reclamações é nas áreas de saúde e educação.

O permissionário do mercado Adolpho Lisboa, Américo Silva, que acompanhou os esclarecimentos prestados à população no local, lembra que o combate à corrupção começa em casa.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Amazonas, Manoel Junior, também pediu atenção ao cidadão com os crimes eleitorais, principalmente os de Caixa Dois.

Desde 2015, o Amazonas tem uma Rede de Controle da Gestão Pública, que é um fórum permanente, para integrar a atuação dos órgãos de controle e fiscalização no Estado.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/CGE-AM