T2 será reinaugurado nesta segunda (17) em Manaus e terá reconhecimento facial

O novo Terminal de Integração da Cachoeirinha (T2) será reinaugurado nesta segunda-feira (17/04), na zona Sul da cidade, e promete inovação tecnológica. Conforme a administração municipal, o local foi totalmente revitalizado e passa a contar com um sistema moderno de reconhecimento facial. O objetivo é dar maior segurança aos usuários e trabalhadores do sistema de transporte coletivo da capital. A reinauguração será às 18h30.

O prefeito de Manaus, Davi Almeida, esteve, neste domingo, no Centro de Controle Operacional (CCO) do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), na zona Centro-Sul, onde acompanhou o funcionamento do sistema de monitoramento. Segundo ele, o modelo lançado no Terminal da Cachoeirinha será ampliado, nos próximos meses, para todos os terminais da cidade.

“Nós vamos fazer o monitoramento e o acompanhamento de todos os passos que serão dados dentro dos terminais. Vamos levar esse sistema para os demais terminais e também esse monitoramento e acompanhamento para dentro dos ônibus. Nós vamos utilizar inteligência artificial para dar mais segurança aos nossos usuários”, destacou.

Segurança

Por meio do novo sistema de monitoramento, as câmeras ligadas ao CCO conseguem identificar todos os usuários que utilizarem os terminais de ônibus, bem como armas de fogo que estejam portando. Todos os dados são armazenados e podem ser utilizados futuramente, conforme a necessidade, por exemplo, de uma investigação, em casos de atos de violência, como um assalto.

A mesma tecnologia será utilizada nos ônibus que circulam pela capital. Conforme a prefeitura, cerca de 60% da frota já conta com câmeras instaladas e a expectativa é que todos os veículos disponham do sistema de monitoramento a partir do segundo semestre deste ano.

Televisores

A gestão municipal informou ainda que será feita a instalação de televisores nos ônibus que atendem as linhas expressas. A meta é promover uma maior interatividade entre prefeitura e a população.

“Este é um teste que estamos fazendo, a colocação de monitores nos ônibus que fazem as linhas centrais, aquela linha expressa. Não vamos colocar dentro dos menores, os alimentadores, mas sim nos ônibus maiores. Isso proporcionará mais informações, maior conforto, aumentando a interação entre o usuário e a prefeitura”, destacou o prefeito de Manaus.

Leia também: 

Da redação – Rádio Rio Mar

Foto: Elton Viana / Semcom