O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) deflagrou, nesta quarta-feira (1º), a Operação Desbarranco, que investiga a tentativa de homicídio contra o cantor Eduardo Oliveira, conhecido como “Du Barranco”. A ação resultou na prisão do sargento da Polícia Militar, Saimon Macambira Jezini, suspeito de ser o mandante do crime, ocorrido no dia 9 de agosto, em Manaus.

Suspeito de mandar matar músico Du Barranco é preso durante operação em Manaus. Foto: Reprodução.
Durante a operação, também foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, e um arsenal de armas de fogo foi encontrado em posse do sargento, incluindo pistolas e armas de grosso calibre. De acordo com o promotor de Justiça Armando Gurgel, o objetivo da operação foi atingir a autoria intelectual do atentado.
O autor dos disparos, o cabo da PM Jobson de Souza Vieira, já está preso desde agosto. Segundo o MP, ele foi o executor dos tiros que atingiram o cantor e também feriram uma criança de quatro anos, filha da vítima, que estava no carro no momento do atentado.
As investigações também revelaram que o sargento Saimon Jezini mantinha ilegalmente materiais destinados à recarga de armamentos, o que exige autorização específica do Exército.
A motivação exata do crime segue sob sigilo. As armas e os materiais apreendidos passarão por perícia, e o Ministério Público irá analisar quais outros crimes podem ser atribuídos ao sargento. Até o momento, os dois militares o sargento Saimon Jezini e o cabo Jobson Vieira devem responder por tentativa de homicídio qualificado.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar