Um homem foragido da Justiça do Pará por estupro foi preso na manhã desta segunda-feira (6), no Porto de Manaus, no Centro da capital amazonense, enquanto tentava embarcar de volta para seu estado de origem. A prisão foi realizada pela Guarda Municipal de Manaus (GMM), em parceria com a Polícia Federal (PF), após troca de informações entre os setores de inteligência dos órgãos.

Suspeito de estupro cometido no Estado do Pará é preso no Porto de Manaus. Foto: Reprodução.
Identificado como Gil Monteiro de Souza, o suspeito tinha mandado de prisão expedido pela Justiça do Pará e estava escondido em Manaus há algum tempo. A localização dele foi possível por meio do sistema de reconhecimento facial e do compartilhamento de dados entre as forças de segurança do Amazonas e do estado vizinho.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Alberto de Siqueira Neto, a atuação integrada foi decisiva para a captura.
- Doze tartarugas da Amazônia são apreendidas durante patrulhamento em Parintins
- Adaf intensifica combate à monilíase em 5 municípios do Amazonas
A abordagem ocorreu no momento em que o suspeito se preparava para embarcar em uma embarcação com destino ao Pará. Segundo o Secretário, a escolha do momento da prisão foi estratégica, visando a segurança da operação e de outras pessoas presentes no local.
O homem foi conduzido até a Superintendência da Polícia Federal no Amazonas, localizada no bairro Dom Pedro, zona Oeste de Manaus.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar