Suplemento que pode atenuar os sintomas da Doença de Parkinson é desenvolvido no Amazonas

Auxiliar na melhoria da nutrição e atenuar os sintomas clínicos da Doença de Parkinson, condição neurogenerativa que afeta milhões de pessoas em todo mundo. Esse é o foco do suplemento desenvolvido a partir de uma pesquisa do Centro de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico (Gerontec) da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).

Suplemento que pode atenuar os sintomas da Doença de Parkinson é desenvolvido no Amazonas. Foto: Divulgação/ FUnATI

Chamado GuaCa, o suplemento é resultado de pesquisas que exploram os bioativos presentes no guaraná e na casca da semente do cacau. Esses compostos demonstram potencial para reduzir o estresse oxidativo e a inflamação neuronal, como explica a Pró-Reitora de Pesquisa da FUnATI, Verônica Azzolin.

Além de sua relevância terapêutica, o projeto também promove soluções sustentáveis, aproveitando subprodutos agroindustriais da Amazônia e impulsionando a economia circular da região. Até o momento, a iniciativa já resultou na redação de uma patente e publicações científicas internacionais, reforçando sua relevância no campo da neurociência e nutrição funcional.

A iniciativa foi possível graças ao apoio da Samsung da Amazônia de acordo com a lei 8.837/91, tendo como Fundação de Apoio ao Hemoam Sangue Nativo – Manaus. Há perspectivas para a continuidade do projeto, buscando aprimorar o protótipo e expandir os estudos clínicos para tornar o GuaCa uma alternativa viável e acessível no tratamento complementar da Doença de Parkinson.

Fonte: Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade.

  • Sakuratoto