Anualmente, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão quaresmal. Em Manaus, a abertura aconteceu nesta quarta-feira de Cinzas, 14, na Praça da Matriz, Centro, com o tema “Fraternidade e a superação da violência” e o lema “Vós são todos irmãos” (Mt 23, 8).
O arcebispo de Manaus, Dom Sergio Castriani, disse que é tempo de reflexão e ação contra as diversas formas de violência. “Todo mundo sabe a violência que estamos vivendo; queremos um mundo não violento”, afirmou.
A programação iniciou com uma peça teatral apresentada por meninas em situação de risco acolhidas pela Casa Mamãe Margarida. Logo após, a entrada da cruz, símbolo de reconciliação, superação e de amor. Houve ainda, a distribuição de flores para simbolizar uma aliança com a paz e a fraternidade.
A Campanha da Fraternidade é uma das maiores iniciativas de evangelização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) da Igreja Católica Romana. Desde 1963, a CF tem sido uma atividade ampla de evangelização, intensificada na Quaresma.
O Papa Francisco, líder da igreja católica, deixou uma mensagem para nortear a Igreja nesse Tempo. Em seu texto, entre outras explicações, ensinou que “dedicando mais tempo à oração, possibilitamos ao nosso coração descobrir as mentiras secretas, com que nos enganamos a nós mesmos, para procurar finalmente a consolação em Deus”.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar
Fotos: Hiolanda Mendes