Subida dos rios do Amazonas gera 370 demandas, entre abril e maio, ao Zap da Cheia

O Zap da Cheia foi criado para auxiliar o Grupo de Trabalho Enchentes não só no recebimento de denúncias da população, mas também para facilitar o encaminhamento das solicitações para providências junto ao Poder Público.  O serviço é realizado pela Defensoria Pública do Amazonas e segue em funcionamento até o fim da cheia.

De acordo com a defensora pública, Dâmea Mourão, coordenadora do Núcleo de Moradia e Fundiário, este ano a maioria das demandas vieram do interior, que atualmente possui 41 municípios em situação de emergência. Em Manaus, foram realizadas diversas visitas técnicas aos bairros mais atingidos para ouvir os moradores e buscar soluções extrajudiciais e imediatas, principalmente quanto a construções de pontes e limpeza de igarapés. Na capital, a Defensoria expediu 12 ofícios a órgãos como Defesa Civil do Município, a Semasc – Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania -, e a Semulsp – de Limpeza Pública.

Para enviar uma denúncia, o morador da área atingida pela subida das águas deve enviar fotos e vídeos de até um minuto, explicando o problema, e apresentando endereço completo, como município, rua, bairro. As mensagens devem ser encaminhadas de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h. O número do Zap da Cheia é o (92) 98431-7941.

 

Com informações da Defensoria Pública do Amazonas

Foto: Evandro Seixas/DPE-AM