Neste domingo, 24 de novembro, acontece a Solenidade de Cristo Rei. A comemoração é celebrada no último domingo do Ano Litúrgico, encerrando um ciclo de festas que acompanham a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Este domingo, é uma ocasião especial para refletir sobre o reinado de Cristo e sua presença soberana em todas as dimensões da vida cristã.
A Solenidade de Cristo Rei foi instituída pelo Papa Pio XI em 1925, com a encíclica Quas Primas. Em um contexto histórico de crescente desafios à autoridade da Igreja, o Papa Pio XI criou a festa para reafirmar o domínio de Cristo sobre todos os aspectos da vida humana, como explica Padre Amarildo Luciano.
O Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas é comemorado também neste último domingo litúrgico. Depois desta festa, no domingo seguinte, a igreja inicia um novo tempo litúrgico, chamado de Advento, que é a preparação para o nascimento de Jesus, o Natal.
A cada primeiro domingo do Advento começa um novo Ano Litúrgico, que são divididos em três ciclos, chamados de anos A, B e C. A Igreja dará início ao ano C, à luz do Evangelista São Lucas.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar