Solenidade de Corpus Christi é realizado na catedral com número restrito de fiéis

 

Nessa quinta – feira, 3 de junho, a igreja católica celebrou a Solenidade de Corpus Christi. Em Manaus, a celebração aconteceu na Catedral Nossa Senhora da Conceição, presidida por Dom Leonardo Steiner, concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Tadeu Canavarros, o pároco da Catedral, Pe. Hudson Ribeiro e padres convidados.

Devido a pandemia da Covid – 19, não foi possível realizar a tradicional procissão com Jesus Eucarístico pelas ruas do centro da cidade.

A pedido do Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, as Paróquias e Área Missionárias realizaram a sua programação, respeitando as medidas restritivas.

A celebração na catedral foi marcada pela participação de agentes pastorais, movimentos e organismos, além dos fiéis. Todos seguiram o distanciamento social, uso de máscara e álcool gel. Apenas 30% da capacidade total da igreja foi ocupada.

Em sua homilia, Dom Leonardo destacou a presença de Cristo Eucaristia em todos os momentos da nossa vida.

Algumas placas foram trazidas no ofertório. Nelas continham a atualidade que estamos enfrentando, como: a cheia dos rios, a falta de cuidado com o meio ambiente e os povos indígenas, questões ambientais, pelos que passam fome, desempregados, doentes, pelos que sofrem as enchentes, pela vida das Comunidades e Paróquias e Áreas Missionárias.

Após a missa, Dom Leonardo e Dom Tadeu Canavarros levaram o ostensório ao redor de toda a catedral, por cima das plataformas feitas para a população transitar nesta área da cidade devido a cheia. No decorrer do percurso, foram mencionados mais uma vez as questões vividas hoje, citadas durante o ofertório.

Por fim, a procissão retornou para a catedral, e os fiéis já aguardavam o arcebispo para adorar o Santíssimo Sacramento na área externa da igreja.

Todos os fiéis puderam acompanhar ao vivo pela Rádio Rio Mar FM 103,5, Rádio Castanho FM 103,3 e redes sociais da Rádio Rio Mar. Você acompanha as fotos no site da arquidiocesedemanaus.com.br.

Ouça a matéria completa:

 

 

 

 

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar