No dia 8 de junho, a Igreja Católica celebra a Solenidade de Corpus Christi, momento em que se recorda a Instituição da Eucaristia. A Arquidiocese de Manaus contará com um encontro entre os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística com o Cardeal Leonardo Steiner, a Santa Missa, Procissão e Adoração Eucarística com todos os fiéis.
A Solenidade de Corpus Christi é uma data móvel, acontece 60 dias após a Páscoa, sempre após o domingo da Santíssima Trindade. É celebrado na quinta-feira, pois foi em uma quinta-feira que Jesus teve a última ceia com os discípulos e instituiu a eucaristia. Nas dioceses onde é possível, a festa se dá pelas ruas, pois segundo o Código de Direito Canônico, deve-se testemunhar publicamente a veneração para com a Eucaristia. As procissões surgirão após um milagre, destaca o pároco da Catedral Nossa Senhora da Conceição, Padre Hudson Ribeiro.
É tradição em algumas comunidades fazerem lindos e grandes tapetes com serragem colorida, expressando imagens religiosas. Em Manaus haverá tapetes na Área Missionária São Pedro Apóstolo no bairro Mutirão, Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Adrianópolis, Área Missionária Ternura de Deus no bairro Grande Vitória, Paróquia Sant’ana no Hiléia, Paróquia de Santo Antônio no bairro de Santo Antônio e outras comunidades que compõe a Arquidiocese.
Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”, é uma festa preceito, ou seja, todo fiel católico deve participar. A festa é um grande convite para adoração e louvação da Santa Eucaristia.
No dia 8 de junho, a Igreja Católica celebra a Solenidade de Corpus Christi. Com o tema “Na Eucaristia, Ele vive e caminha conosco. A Santa Missa em Manaus acontece às 16h na Avenida Eduardo Ribeiro, seguida de procissão e Adoração Eucarística. A festividade será transmitida na Rádio Rio Mar com frequência 103,5 FM e redes sociais.
Rafaella Moreira de Moura, Rádio Rio Mar