Faltam medicamentos, copo descartável e até papel higiênico, por outro lado, sobra lixo na maior maternidade do Amazonas, a Ana Braga, que fica no bairro São José, na zona leste de Manaus. As constatações são do deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), que fez usou a prerrogativa parlamentar para visitar a unidade hospitalar, na última terça-feira.
Através de vídeos, fotos e depoimentos de usuários da maternidade, o deputado expôs a situação precária na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) dessa quarta-feira (13).
O parlamentar ouviu o relato de uma mãe que perdeu o filho a qual o marido precisou levar uma garrafa com água de fora do hospital para a esposa.
A Rádio Rio Mar procurou a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e pediu um posicionamento sobre as constatações apresentadas pelo deputado Wilker Barreto na Aleam.
Por meio de nota, a SES-AM emitiu a seguinte resposta:
“A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da direção da Maternidade Ana Braga, informa que, a Pasta de Saúde está em tratativas para equacionar a questão dos pagamentos da empresa responsável pela limpeza da unidade.A direção esclarece ainda, que os sacos de lixo no corredor foram registrados no momento em que os servidores realizavam a limpeza na unidade e, por um momento, o material foi deixado no chão, sendo recolhido após o término do serviço.Em relação ao problema de calor em salas, a unidade já realizou a troca de máquinas que estavam sem funcionamento. Novos ar-condiciondos foram instalados nesta quarta-feira (13/03).A unidade informa ainda que todos os serviços seguem funcionando normalmente e reforça o compromisso com a população para fortalecer e melhorar os atendimentos oferecidos no Estado.”
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Wilkinson Cardoso/Divulgação Aleam