A batalha da Europa contra o novo coronavírus é uma “chamada de alerta” para o resto do mundo, segundo afirmação do diretor executivo do Programa de Emergências de Saúde na Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan.
“É muito importante refletir sobre o exemplo da Europa, que representou mais da metade dos casos globais na última semana, mas essa tendência pode mudar” disse Ryan. “Basta olhar para a curva epidemiológica da montanha-russa para saber que, quando se desce a montanha, geralmente se está prestes a subir outra”, acrescentou.
No início de novembro, o mundo ultrapassou 5 milhões de mortes desde o início da pandemia, marca que o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Gueterres, chamou de “novo limiar doloroso”.
A circulação do vírus não cessou, e o aumento registrado de novas infeções dentro do território europeu demonstra a tendência: há uma nova onda de Covid-19 que está se propagando. Com a aproximação do inverno, estação propícia à disseminação do SARS-CoV-2, a vigilância dos novos casos está na agenda dos governos europeus.
Fonte: Agência Brasil
Fotos: Divulgação