O governo do Amazonas retirou do ar o site oficial amazonas.am.gov.br. De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), a plataforma ficará indisponível por mais duas semanas porque o layout está sendo completamente reformulado pela Prodam. A ideia é facilitar a experiência e a navegação da população.
O deputado de oposição Dermilson Chagas (Republicanos), no entanto, utilizou este fato para acusar o executivo estadual de omissão de informação.
Conforme o parlamentar, o governo desrespeita a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), ao retirar da internet diversas matérias já divulgadas pela Secom, de janeiro de 2019 a maio deste ano.
Segundo Dermilson Chagas, o governo do Amazonas incorre em um crime, pois está ocultando, deliberadamente, dados que são públicos e que agora não estão mais disponíveis. Na visão do oposicionista, o governo do Estado quer ocultar as promessas não cumpridas pelo governador Wilson Lima (União).
Um dos exemplos citados pelo parlamentar é uma matéria sobre o anúncio das obras da estrada AM-010 (Manaus-Itacoatiara), no dia 19 de junho de 2019, quando o governador Wilson Lima afirmou que a estrada seria duplicada, o que não vai acontecer.
Ocorre que, não apenas a matéria citada pelo deputado está fora do ar, como todas as outras, uma vez que o site do governo completo está em manutenção.
Canais como Portal da Transparência, E-Sic (acessoainformacao.am.gov.br) e agenciaamazonas.am.gov.br seguem no ar, normalmente.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Bruno Elander – Rádio Rio Mar