Em resposta as pistas de ação da Assembleia Sinodal Arquidiocesana, a Igreja de Manaus promove o Sínodo Arquidiocesano da Juventude, com o desejo de construir um caminho de aproximação e acompanhamento que contemple a escuta, formação e o protagonismo juvenil.
A iniciativa reúne todas as expressões juvenis da arquidiocese para promover espaços e oportunidades para que os jovens expressem suas preocupações, ideias e aspirações, como explica o assessor do sínodo, seminarista Arlison Malaquias.
A preparação para a atividade ocorrerá em três etapas. A primeira conta com uma peregrinação do ícone do sínodo nas Regiões Episcopais da Arquidiocese, encontros para apresentação do sínodo e setor juventude nas regiões. Na segunda etapa acontece a entrega dos livros que são os instrumentos de trabalho e o início do processo de escuta, que será realizado no Pentecostes 2024 até o Pentecostes 2025. E a terceira etapa com a Assembleia Sinodal da Juventude, em 2025.
O sínodo oferece aos jovens a oportunidade de participar ativamente no processo de tomada de decisões da igreja. Isso promove engajamento e os faz sentir valorizados e ouvidos dentro da comunidade, destaca Arlison.
A palavra sínodo tem sua origem no idioma grego — sýnodos — e quer dizer “caminhar juntos”. Um sínodo diocesano, trata-se de uma “assembleia de eclesiásticos” e leigos “convocados pelo seu prelado ou outro superior” que se reúnem com o propósito de “caminhar juntos”, seguindo um determinado plano.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar