Setor primário do AM em alta, produtores apostam no crescimento da citricultura

A Maria Elane faz parte do quadro de produtores rurais do município de Iranduba.  Ela começou a investir na citricultura em 2022 e pretende colher aproximadamente 10 mil frutos de laranja e 7 mil de limão nos próximos meses.

O processo das mudas de laranja e limão para que os frutos sejam colhidos leva mais ou menos cerca de dois a quatro anos. Para fortalecer este setor da produção rural, a Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror) vem fornecendo mudas destes citros.

A ação de fomento acontece em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e a Agência de Desenvolvimento do Amazonas (ADS). O coordenador de Projetos da Sepror, Pedro Biondo, explica como os produtores rurais do Amazonas podem adquirir o kit.

Em 5 meses, foram entregues 13.650 mudas de citros, entre limão e laranja, para 455 agricultores familiares. A ação já alcançou os municípios de Borba, Careiro Castanho, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Itapiranga, Presidente Figueiredo, Barreirinha, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Parintins, Guajará, Ipixuna,  além de Canutama, Manicoré, e a zona rural de Manaus.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Michell Mello / Secom