O setor de serviços no Amazonas cresceu 0,9% em comparação com o mês de setembro deste ano. Já em relação ao mesmo período de 2021, a alta foi de 12,3%. No acumulado do ano, período de janeiro a outubro, o setor de serviços registrou um avanço de 9,4%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
O aumento no volume de vendas no mês de outubro representa o quarto avanço consecutivo em 2022. O Estado está na contramão da média nacional que recuou 0,6%, entre os meses de setembro e outubro, interrompendo uma sequência de cinco resultados positivos. O supervisor de divulgação do IBGE Amazonas, Adjalma Nogueira, destaca o que contribuiu para o crescimento do setor em relação ao ano de 2021.
O avanço do Amazonas no setor de serviços foi o segundo maior registrado entre os 26 Estados brasileiros mais o Distrito Federal, ficando atrás, apenas, de Mato Grosso que cresceu 5,0%. Já os Estados do Amapá e Roraima, tiveram as maiores quedas, registrando, respectivamente, – 10,7% e – 7,7%. Nogueira afirma que comparado a outros setores da economia, o de serviços deve manter a rota de crescimento para os próximos meses.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar