O setor de serviços no Amazonas manteve a rota de crescimento dos últimos meses e registrou alta de 0,5%, em janeiro deste ano. Apesar do índice não ser expressivo, revela o saldo positivo para o setor. Já na comparação entre janeiro de 2023 e o mesmo período do ano passado, o avanço foi de 8,4%, e de 8,9%, no acumulado de 12 meses. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
- Setor de serviços no Amazonas cresce 8,9%, em 2022
- Transações comerciais entre Brasil e China vão ser feitas sem o Dólar
No âmbito nacional, no entanto, o setor de serviços obteve retração de 3,1%, entre dezembro de 2022 e janeiro deste ano. Já na comparação entre janeiro de 2023 e o mesmo período do ano passado, o índice foi positivo, de 6,1%, no país. No acumulado de 12 meses, também, houve alta, esta de 8,0%.
O supervisor de Divulgação do IBGE Amazonas, Adjalma Nogueira, explica que, mesmo com baixo crescimento, o Estado ficou em boa colocação no ranking nacional.
Ainda de acordo com Nogueira, a instabilidade econômica no país não permite previsões positivas para os próximos meses.
Na comparação entre janeiro deste ano e o mês anterior, os Estados que tiveram os melhores desempenhos no setor de serviços, foram: o Piauí, com 13,3%; Rondônia, com 7,6%; e o Espírito Santo, com 3,9%. Já os que apresentaram retração, foram: Tocantins, com 8,2%; o Distrito Federal, com 7,2%; e o Rio de Janeiro, com 5,5%.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar