O Setor de Serviços do Amazonas registrou leve queda em fevereiro deste ano. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, o segmento teve um avanço expressivo.
A queda no volume de serviços do Amazonas, em fevereiro deste ano, foi 0,7% em relação ao mês anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o segmento registrou saldo positivo, de 9,0%. No acumulado do ano o resultado foi ainda melhor, com 10% de crescimento. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
- Vendas do comércio amazonense registram queda de 0,8% em fevereiro deste ano
- No AM, custo da Construção Civil sofre queda em março, mas ainda é um dos mais altos do país
Já no acumulado de 12 meses, o Amazonas também teve resultado positivo, mas isso não garantiu uma boa posição no ranking nacional, deixando o Estado na 24ª posição. Luan Rezende, chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, explica que Estado acompanhou a tendência de retração de quase metade das Unidades da Federação.
Ainda de acordo com o especialista, a média móvel trimestral e comparação dos períodos garantem perspectivas positivas para a próxima avaliação.
A avaliação de fevereiro deste ano colocou o Amazonas na 17ª posição nacional. Os melhores resultados ficaram com os Estados Tocantins, com 11,4%; Rio Grande do Norte, com 3,5; e o Amapá, com 2,0%.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar