Em fevereiro deste ano, o volume de serviços no Brasil caiu 0,2% na comparação com o mês anterior, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta terça-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor já havia sofrido uma queda de 1,8% em janeiro.
O setor está 5,4% acima do nível de fevereiro de 2020, ou seja, do período pré-pandemia de Covid-19, mas 7% abaixo de novembro de 2014, o índice mais alto da série histórica da pesquisa.
O volume cresceu 7,4% na comparação com fevereiro de 2021, 8,4% no primeiro bimestre (em comparação com o mesmo período do ano passado) e 13% no acumulado de 12 meses.
De janeiro para fevereiro, a queda foi puxada pelos serviços de informação e comunicação. No entanto, três atividades tiveram alta de janeiro para fevereiro: transportes, serviços profissionais, administrativos e complementares e os prestados às famílias.
O agregado de atividades turísticas, também analisado pela pesquisa, teve um recuo de 1% no período.
A PMS é uma análise que envolve uma série de dados e indicadores para mostrar o desempenho do setor terciário no Brasil que compõe a maior parte do PIB, é crucial entender seu funcionamento na economia.
Fonte: IBGE
Fotos: Divulgação