Governo do AM envia insumo de ajuda humanitária para povo Yanomami em Roraima

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), enviou, 16 mil latas de fórmula nutricional infantil para atender os povos Yanomamis em situação de vulnerabilidade em Roraima. A entrega foi repassada ao Governo do Estado de Roraima para distribuição.

De acordo com o secretário de Saúde, Anoar Samad, o insumo é indicado para atender pacientes com desnutrição. O titular da pasta pontuou também que o Governo do Amazonas já prepara uma nova remessa para enviar na próxima semana.
“Nós já enviamos um caminhão com nutrição infantil para justamente atender aquelas crianças. Estamos preparando mais uma remessa. Nessa remessa vão mais latas de nutrição infantil e também vai uma série de medicamentos. Nós, claro, temos que contribuir para isso que está acontecendo e é determinação do governador Wilson Lima”, destacou o secretário de saúde.

Conforme o titular da pasta, a ajuda humanitária prestada pelo Governo do Amazonas ao estado de Roraima é possível devido ao abastecimento da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).

O Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública diante das condições sanitárias do povo indígena Yanomamis. A portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial após registros da casos de desnutrição infantil e malária.

O Ministério dos Povos Indígenas divulgou que 99 crianças do povo Yanomami morreram devido ao avanço do garimpo ilegal na região. Os dados são referentes a 2022, e as vítimas foram crianças entre um a 4 anos. As causas da morte são, na maioria, por desnutrição, pneumonia e diarreia.

A pasta estima que ao menos 570 crianças foram mortas pela contaminação por mercúrio, desnutrição e fome.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar

Foto: Alex Pazuello/Secom