A CPI da Pandemia no Senado Federal, que investiga as ações do Governo Federal no combate à crise sanitária, aprovou a requisição de informação sobre o colapso no Amazonas, especialmente em relação à falta de oxigênio em janeiro. A Secretaria de Estado de saúde e da Prefeitura de Manaus devem encaminhar todos os pedidos de socorro enviados ao Governo Federal e as respostas que receberam. As autoridades precisam enviar as informações em até 5 dias úteis para a CPI, que é presidida por Omar Aziz.
Ouça a reportagem:
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus informa que, até a presente data, não recebeu nenhuma solicitação do Senado Federal. Esclareceu que trabalha com oxigênio apenas em dois serviços: o SAMU 192 Manaus e a Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajóz, “os quais não foram afetados pela crise registrada no Estado do Amazonas no mês de janeiro deste ano”.
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas declarou que ainda não foi notificada. “Quando for chamada a se manifestar, a SES vai apresentar todos as informações que forem necessárias”.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar