O Governo do Amazonas manterá o funcionamento dos serviços essenciais das áreas de saúde e segurança durante o feriado da Semana da Pátria, sendo no dia 5 de setembro (quinta-feira), em que se comemora a Elevação do Amazonas à Categoria de Província, e no dia 6 de setembro (sexta-feira), o Executivo Estadual decretou ponto facultativo.
Entre os serviços mantidos estão centrais de flagrantes da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e atendimentos de urgência e emergência de saúde. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que todas as 25 unidades de urgência e emergência da rede estadual de saúde na capital funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, durante o feriado da Semana da Pátria.
Vão funcionar os três Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) adultos e os três Hospitais e Prontos-Socorros da Criança (HPSC); as sete maternidades; os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs); as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Campo Sales, no bairro Tarumã, e José Rodrigues, no Cidade Nova –, além do serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).
Os hospitais das fundações de saúde – Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) – mantêm seus atendimentos de emergência e de internação em plantão 24 horas.
A Polícia Militar manterá o policiamento ostensivo regular em toda a capital. Em casos de emergência, a população deve ligar para os telefones 190 e 181. O Corpo de Bombeiros também estará à disposição da população para prestação de socorro. Os acionamentos devem ser feitos pelo número 193.
As delegacias da Polícia Civil terão um esquema especial para o feriado prolongado. O órgão informa que somente as centrais de flagrantes 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) irão funcionar em regime de plantão 24 horas, bem como as Delegacias Especializadas Crimes contra a Mulher (DECCM) zona centro-sul, no Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Apuração de Atos Infracionais (Deaai) e Homicídios e Sequestros (DEHS).
As Unidades Especializadas em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e Crimes Contra o Turista (DECCT) funcionarão no mesmo regime, apenas para registro de ocorrências relacionadas às suas áreas.
Os demais Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas retomarão suas atividades normais no dia 9 de setembro (segunda-feira), das 8h às 17h.
As cozinhas populares e restaurantes do programa Prato Cheio não funcionarão durante o feriado de 5 e 7 de setembro. E no dia 6 de setembro (sexta-feira), as cozinhas populares seguem servindo sopas de forma gratuita, das 11h às 13h.
Os Centros de Convivência administrados pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) também não irão funcionar. As atividades retornam no dia 9 de setembro (segunda-feira).
Quanto aos atendimentos da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) centro-sul, seguirá funcionando normalmente no regime de 24 horas. E o Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic), no interior, retorna com o atendimento no dia 9 de setembro (segunda-feira).
Os serviços do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) também retornam no dia 9 de setembro (segunda-feira).
Fonte: Secom
Foto: Divulgação