Serpentes de vários tipos, escorpiões e aranhas são responsáveis pelo maior número de acidentes com animais peçonhentos no Amazonas. A Fundação de Vigilância em Saúde – FVS orienta como as pessoas devem agir em casos de picadas provocadas por animais venenosos.
De acordo com dados divulgados pela FVS, foram registrados em todo o estado neste ano, 1.573 ocorrências com serpentes de várias espécies, 414 casos envolvendo escorpiões e 218 com aranhas.
A Fundação libera, mensalmente, lotes de soro antiveneno para atender as demandas das secretarias municipais de saúde em todo o Amazonas. O gerente de zoonoses da FVS, Deugles Cardoso, destaca os tipos de medicamentos que são disponibilizados à população.
Para evitar esse tipo de acidente em áreas residenciais, as pessoas devem vedar brechas de portas, instalar telas nas janelas, manter ralos de banheiros, pias e tanques sempre fechados e limpar constantemente os espaços externos. Os trabalhadores de áreas florestais devem fazer o uso de equipamentos de proteção, como botas de cano longo.
A FVS está trabalhando em um novo projeto para dar assistência em 14 polos básicos de saúde que atuam nos municípios do Amazonas.
Em caso de acidentes com animais peçonhentos, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima do local da ocorrência.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar