A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), emitiu um alerta à população para que evite acender velas diretamente sobre as sepulturas, sobretudo neste período do ano, quando as altas temperaturas e a baixa umidade do ar aumentam o risco de incêndios.
Na última sexta-feira, 25/7, um incêndio de grande proporção atingiu a quadra 31 do cemitério municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, zona Oeste, destruindo parte da vegetação local. Já nesta segunda-feira, 28/7, outro foco de fogo ocorreu na quadra 44, também provocado por velas acesas em um dos túmulos.
Em ambos os casos, a rápida atuação das equipes de manutenção da Semulsp e do Corpo de Bombeiros evitou que as chamas se espalhassem e causassem prejuízos maiores.

Secretaria alerta sobre risco de incêndios e pede que velas sejam acesas apenas nos cruzeiros
Para evitar novos incidentes, a Semulsp orienta que os visitantes optem por alternativas seguras nas homenagens, como flores naturais ou artificiais. A pasta ressalta ainda que há locais apropriados para o acendimento de velas, como os cruzeiros dos cemitérios, espaços preparados e supervisionados para essa manifestação de fé com segurança.
O órgão destaca que a colaboração da população é essencial para que os cemitérios permaneçam locais de memória, respeito e segurança para todas as famílias.
Com informações da Assessoria
Foto: Divulgação/Semulsp