Semsa orienta para atualização vacinal e pedido de declaração antes da volta às aulas

Antecedendo a volta às aulas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orienta os pais a levar crianças e adolescentes em idade escolar para atualização vacinal.

Conforme a gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, pais e responsáveis que não receberam a declaração de atualização ao vacinar os filhos nas unidades da rede básica, a partir de dezembro passado, ou ainda não pediram o documento, devem comparecer com os jovens em uma das salas de imunização da secretaria, levando documentos oficiais de identificação, CPF e cartões de vacina.

A equipe de saúde vai avaliar a situação vacinal da criança. Se ela tiver vacinas em atraso, vai receber as doses faltantes no local. Ou, se estiver com a vacinação em dia, a equipe apenas emitirá a declaração de atualização vacinal da criança, explica a gerente.

Isabel ressalva que a declaração só será emitida caso a criança tenha recebido todos os imunizantes e doses preconizados pelo Ministério da Saúde, conforme a sua faixa etária.

Aí se incluem as vacinas contra a Covid-19 e contra a dengue, que são ofertadas em unidades específicas da Semsa. Se a criança estiver com uma delas em atraso, a família deve buscar uma dessas unidades para a atualização vacinal e emissão da declaração, esclarece.

A vacina contra Covid-19, indicada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, está disponível em 62 unidades. O imunizante contra a dengue, incorporado na rede municipal e indicado para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, está disponível em 81 unidades. Todas as demais vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde são ofertadas nas 174 salas de vacina gerenciadas pela secretaria na capital.

Para consultar as unidades que ofertam doses contra Covid-19, dengue e demais vacinas do calendário nacional, basta acessar o endereço www.manaus.am.gov.br/semsa/unidades/vacinacao/

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação/Semsa

 

  • Sakuratoto