A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) inicia, nesta sexta-feira, a busca ativa para sensibilizar as pessoas que receberam a primeira dose, mas que ainda não foram aos postos de vacinação na data marcada para completar o ciclo de imunização contra a Covid-19. De acordo com dados da pasta, até quarta-feira, 7.361 usuários ainda não haviam cumprido o ciclo de proteção contra a doença com a segunda dose da CoronaVac.
De acordo com a titular da Semsa, Shádia Fraxe, as pessoas em atraso com a segunda dose precisam saber que só ficarão imunizadas ao concluir todo o processo de vacinação.
Prazos
São considerados em atraso, aqueles usuários que tomaram a primeira dose da CoronaVac/Sinovac ou da AstraZeneca/Oxford e não compareceram aos postos de vacinação na data indicada. Os fabricantes recomendam que a segunda dose seja aplicada no prazo de até 28 dias para a CoronaVac e de 84 dias para a AstraZeneca.
Os que perderam a data, seja a indicada pelo Imuniza, seja a da carteira, podem e devem receber a segunda dose, bastando procurar um dos postos da Semsa.
Oito postos de vacinação funcionam de segunda a sábado, das 9h às 16h, sendo que o da Escola de Enfermagem, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na zona Centro-Sul, é ponto exclusivo para trabalhadores de saúde.
Postos para a segunda dose
Zona Norte
Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola – rua Gandu, 119, Cidade Nova.
Terminal de Integração 6 – avenida Comendador José Cruz, bairro Lago Azul.
Zonas Sul e Centro-Sul
Escola de Enfermagem da Ufam – rua Teresina, 495, Adrianópolis (exclusivo para profissionais de saúde)
Centro Cultural dos Povos da Amazônia – avenida Silves, 2.222, Crespo.
Universidade Paulista (Unip) – avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro.
Zona Leste
Clube do Trabalhador do Sesi-AM – avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José
Zona Oeste
Balneário do Sesc-AM – avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto.
Centro de Convenções de Manaus (sambódromo) – avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro.
Fonte: Semsa
Foto: Ruan Souza/Semcom