Semsa e FVS-AM esclarecem sobre aplicação de vacinas vencidas

Um levantamento baseado no cruzamento de dados oficiais do governo federal aponta que ao menos 26 mil pessoas podem ter recebido doses vencidas da vacina Astrazeneca contra a Covid-19. O trabalho dos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp, foi publicado nesta sexta-feira (2), pelo jornal “Folha de S. Paulo”.

De acordo com o levantamento, foram aplicadas 25.935 doses fora do prazo em pelo menos 1.532 cidades, entre elas, Manaus.

Em nota, a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) informa que, desde o início da campanha de imunização, não houve registro de lotes vencidos na Divim (divisão de imunização do município), nem a aplicação de qualquer dose fora do prazo de validade.

A secretaria esclarece que todos os lotes recebidos são devidamente registrados nos sistemas de informação, onde também são cadastrados os dados do vacinado, local e hora da aplicação da dose, além dos dados do vacinador.

As informações são repassadas ao ministério, para monitoramento e transparência do processo de vacinação. A Semsa vai apurar, junto ao Datasus, a possibilidade de erros nos registros no sistema do Ministério da Saúde.

Também em nota, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas esclarece que todos os lotes de vacina que foram encaminhados pelo o ministério da saúde foram distribuídos em tempo oportuno aos municípios.

A FVS-AM realiza o monitoramento junto às secretarias municipais de saúde em relação ao controle de estoque de vacina, de acordo com lote e data de vencimento e, não há registro, por estas secretarias, de aplicação de doses com data de validade vencida.

Da redação

Foto: Divulgação