A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Cáritas Arquidiocesana de Manaus realizaram, nessa quarta-feira (24), uma ação de saúde na Aldeia Baré Yumuatirista Ruka, localizada na Comunidade São Sebastião, na margem esquerda do Rio Negro, zona Rural de Manaus.
A programação incluiu consultas médicas, de enfermagem e odontológica, emissão de Cartão Nacional do SUS, atualização do cadastro indígena no e-SUS, testagem para ISTs/HIV, Covid-19 e gravidez, aferição de pressão arterial e glicemia, exame de pele para detecção precoce de hanseníase, busca ativa de sintomáticos respiratórios para detecção de tuberculose, entre outros.
De acordo com a gerente de Atenção à Saúde do Distrito de Saúde (Disa) Rural, Janiete Barbosa, a Semsa Manaus tem atualmente um acordo de pactuação de serviços com periodicidade semanal em comunidades indígenas da zona rural.
Durante o evento, foi anunciado que a Aldeia Baré receberá, quinzenalmente, atendimentos de atenção primária in loco da Unidade de Saúde da Família (USF) Nossa Senhora de Fátima.
A programação teve a presença de representantes de entidades financiadoras do projeto por meio da Cáritas, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, a Iniciativa de Novos Parceiros, Ampliando Parcerias em Saúde e a SITAWI Finanças do Bem.
Segundo o secretário executivo da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, diácono Afonso Brito, o apoio da Semsa é fundamental para reforçar as políticas públicas de saúde nos projetos desenvolvidos pela instituição.
A Aldeia Baré Yumuatirisa Ruka conta com uma população indígena multiétnica de 200 famílias, que receberá com periodicidade quinzenal, ações de saúde.
Com informações da Semsa
Imagens: Divulgação/Semsa