Semsa atualiza cenário epidemiológico de arboviroses na capital

A nova edição do Informe Epidemiológico das Arboviroses, divulgado pela Semsa Manaus nesta segunda-feira (19), traz os números referentes à Semana Epidemiológica dos dias 11 a 17 de fevereiro.

Segundo o informe, Manaus registrou 12 novos casos de dengue, confirmados por critérios laboratoriais, clínicos e/ou clínico-epidemiológicos. Foram ainda notificados 395 casos suspeitos no período, estando 2.577 casos atualmente em investigação. Sem registros na semana, segue em 01, o total de mortes confirmadas pela arbovirose; dois outros óbitos estão sendo investigados.

Um caso suspeito de zika foi notificado na última semana e outros 17 estão em investigação.  Não há casos novos da doença. De chikungunya, o relatório semanal traz um caso confirmado, sete casos notificados (suspeitos) e 41 em investigação. Não há óbitos confirmados ou em investigação por essas arboviroses.

O informe aponta ainda 20 novos casos de oropouche, confirmados por critério laboratorial, mediante exame diferencial realizado em casos suspeitos de infecção por dengue. A publicação não indica casos notificados da doença, por não ser de notificação obrigatória. Não há mortes registradas pela doença neste informe.

No acumulado deste ano, o relatório da Semsa contabiliza 997 casos confirmados de dengue, cinco de zika e um de chikungunya. Foram notificados 5.242 casos suspeitos de dengue, 32 de zika e 50 de chikungunya no período.

Imunização

A Semsa Manaus dará início à vacinação contra a dengue no município na quinta-feira (22), com atendimento inicialmente voltado a crianças de 10 e 11 anos. Serão 171 salas de vacina distribuídas em todas as zonas distritais de saúde da capital.

A meta é imunizar 90% do público alvo. As crianças de 10 e 11 anos foram definidas como primeiro grupo a receber a vacina em razão da limitação de doses e do maior índice de hospitalização, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Conforme a Semsa, a estratégia vai alcançar progressivamente as demais idades dentro da faixa etária prevista na ação, à medida que novos lotes da vacina forem destinados ao município.

Com informações da Assessoria

Foto: Divulgação / Semsa