O Centro Estadual de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola, localizado no Bairro Cidade Nova, sedia a Semana Nacional do Registro Civil. Os serviços começaram a ser realizados nesta segunda-feira (8) e seguem até sexta-feira (12), no horário de 8h às 14h.
A iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça é buscar erradicar o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica. O público-alvo da ação é a parcela socialmente vulnerável da população. Em Manaus, o local de atendimento é considerado estratégico por Rafael Cró, juiz-corregedor auxiliar da Corregedoria geral de Justiça do Amazonas.
O mutirão nacional pretende entregar quase 3 milhões de certidões de nascimentos em todas as capitais do país. Já que este número corresponde ao quantitativo de pessoas que não possuem o documento, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A certidão oficializa a existência do indivíduo no país e é essencial para assegurar direitos.
A ideia é que a Semana Nacional do Registro Civil torne-se uma ação permanente e aconteça pelo menos uma vez por ano. No Amazonas, a expectativa é que a segunda edição atenda, também, a população do interior do Estado.
Tânia Freitas – Rádio Rio Mar
Fotos: Acyanne do Valle/TJAM