A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) concluiu, na tarde deste sábado (31), o mutirão de entregas de Carteiras de Identidade (RGs), de pessoas que não foram buscar os documentos nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), na capital e no interior, no período de 1° de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2020.
Ao todo, 150 RGs foram entregues na ação que iniciou às 8h e se estendeu até as 14h. A secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, destacou que a população que deu entrada no documento precisa ir buscá-lo. “O mutirão é positivo, mas há muitas pessoas que fazem o agendamento, dão entrada no RG, e não o pegam. E elas acabam tirando a vaga de quem precisa e dando prejuízos para o Estado”, disse.
A diretora dos PACs, Janeffer Santos, explicou que o RG é o primeiro documento com foto de uma pessoa e, por meio dele, é viabilizada a emissão de outras documentações. “Neste momento de pandemia, em que vários benefícios eventuais são disponibilizados à população, é importante finalizar o processo de emissão de RG, porque ele só acaba quando o usuário vai buscá-lo”, orientou.
Retirada – Os RGs dos usuários que não foram retirá-los nos PACs permanecerão nas unidades por mais 15 dias. Após esse período, os documentos serão devolvidos ao Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Os nomes das pessoas que devem buscar os RGs constam em uma lista disponível no site do órgão (www.sejusc.am.gov.br), ou pelo link http://www.sejusc.am.gov.
Para receber o RG, é necessário que o usuário se dirija ao PAC onde solicitou a emissão do documento e apresente um comprovante de identificação, como Certidão de Nascimento, CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No caso do PAC Educandos, fechado para reformas, os usuários devem se dirigir ao PAC Galeria dos Remédios, no Centro de Manaus.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Raine Luiz / Sejusc