A gratuidade do transporte coletivo público está garantida para este domingo, segundo turno das Eleições 2020, conforme Lei nº 2.703, regulamentada pelo Decreto nº 4.940, publicada no Diário Oficial do Município. A gratuidade no transporte coletivo ocorre no horário de 4h às 20h.
De acordo com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, assim como no primeiro turno, a gratuidade do transporte coletivo é para facilitar a locomoção de todos que precisam exercer seu direito cívico e escolher quem vai cuidar da cidade pelos próximos quatro anos.
Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a frota do transporte coletivo convencional disponibilizada à população será de 973 ônibus, a mesma em circulação no último dia 15. A quantidade de veículos é compatível ao dia útil de circulação de transporte urbano na capital amazonense.
Será realizada ainda a operação especial de trânsito para a fluidez do tráfego e o acesso de eleitores aos locais de votação. Aproximadamente 340 agentes do IMMU vão estar nas ruas a partir de 5h para monitorar a circulação de veículos e pedestres.
Não haverá interdição de ruas ou avenidas situadas nas zonas eleitorais, nem alteração nas áreas de circulação de veículos. No entanto, as áreas próximas aos locais de votação serão preservadas para priorizar o embarque e desembarque dos eleitores.
Em caso de obstrução de vias, os agentes de trânsito podem ser solicitados pelo telefone 0800-092-1188 que funciona 24 horas.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Semcom