A sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), localizado no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da cidade, registrou na manhã desta quinta-feira (26), um tremor de terra, possivelmente reflexo de terremoto ocorrido em países vizinhos ao Brasil.
Devido a ocorrência de tremor de terra, a presidência do TJAM determinou que as atividades do prédio e dos anexos a ele fosse realizada na modalidade home office, sem prejuízo dos prazos processuais.
Fica mantido somente o atendimento às partes, advogados e público em geral através do Balcão Virtual.
Por precaução, a equipe da Secretaria de Infraestrutura do TJAM foi acionada para avaliações, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo Bombeiros.
De acordo com o Painel Global que monitora tremores de terra pelo mundo, um intenso abalo sísmico que atingiu 7.2 magnitudes foi registrado no Peru, 13 km a oeste-noroeste de Azangaro, nesta quinta-feira (26).
O violento abalo teve seu hipocentro localizado a 217 km de profundidade. Apesar da grande intensidade do abalo, a profundidade em que ocorreu o evento favorece a dissipação da energia antes de chegar à superfície.
Desde 1979, foram registrados 6414 tremores em um raio de 700 km ao redor do epicentro. Em torno de 100 km foram observados 168 eventos. O sismo mais próximo foi registrado a 5 km, em 28/02/1995 e atingiu 4.7 magnitudes.
O tremor mais significativo ocorreu em próximo à costa sul do Peru no dia 23 de junho de 2001, a 390 km de distância do evento atual e atingiu 8.4 magnitudes.
Leia também:
Da redação
Fotos: Divulgação