O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Amazonas, Serafim Corrêa, voltou a pedir solução para um entrave no Polo de Ar-Condicionado que já dura mais de um ano. O pedido ocorreu durante a última reunião do Conselho de Administração da Suframa – CAS deste ano, que aprovou mais de R$ 1 bilhão em investimentos para a Zona Franca de Manaus.

(Foto Divulgação)
O problema que atinge o Polo de Ar-Condicionado está relacionado à produção nacional de compressores, item essencial para cumprimento do Processo Produtivo Básico – PPB, exigido pelas fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM. De acordo com representantes do setor, a única fornecedora de compressores nacional não atende à alta demanda da Indústria, o que se tornou um entrave para a expansão da atividade.
- Cobertura vacinal contra influenza está abaixo da meta, e alcançou pouco mais de 35% do público alvo
- Em Beruri, seis homens são presos por tráfico de drogas e Polícia apreende vasta materialidade
O pedido de solução desse problema, junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – MDIC, já foi feito em outras duas reuniões do CAS, mas até agora nenhuma medida foi tomada, pelo órgão federal, para solucionar o problema. Serafim Corrêa, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, explica que o problema se agravou.
Em resposta à demanda do setor de fabricantes de ar-condicionado, o secretário-executivo do MDIC, Márcio Elias, disse que busca uma solução para o entrave.
Durante a reunião do CAS, foram aprovados 61 projetos industriais e de serviços que somam R$ 1,194 bilhão em novos investimentos para a Zona Franca de Manaus, com geração de 2.290 postos de trabalho.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar