A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus alerta à população sobre a importância do tratamento preventivo contra a tuberculose. A terapia é direcionada à pessoas infectadas com a bactéria Mycobacterium tuberculosis, agente causador da tuberculose, mas que ainda não apresentam a doença de forma ativa.

(Foto Divulgação)
Neste ano, 1.027 pessoas já foram submetidas a tratamentos preventivos contra a tuberculose, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Semsa. A terapia é direcionada à pessoas infectadas com a bactéria Mycobacterium tuberculosis, agente causador da doença.
- Em Parintins, proprietários de imóveis são convocados para atualizarem o cadastro imobiliário
- 11 pessoas são presas no AM e em outros Estados por aplicarem o golpe do Falso Consórcio
De acordo com a enfermeira Eunice Jácome, chefe do Núcleo de Controle de Tuberculose da Semsa, os pacientes atendidos pelo tratamento preventivo, ainda não apresentam a doença de forma ativa.
O tratamento preventivo da tuberculose tem duração de três meses, com medicamentos administrados em dose semanal. No caso de tuberculose ativa, o tratamento dura, pelo menos, seis meses com medicamentos mais fortes. A enfermeira explica, ainda, quem está apto a receber a terapia preventiva.
Em 2024, 2.250 pacientes foram submetidos a tratamentos preventivos contra tuberculose. De janeiro a julho deste ano, foram realizados 6.243 exames para identificar a infecção pelo agente causador da tuberculose nas unidades de saúde da Rede Municipal.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar