Secretaria define plano de ação para minimizar impactos da estiagem para alunos

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar definiu o plano de ação para a estiagem de 2024. A iniciativa compõe a “Operação Estiagem 2024”, um coletivo de ações com contribuição de 30 secretarias e órgãos estaduais, para minimizar os impactos da estiagem no Amazonas.

Entre as mais de 40 proposições dispostas no plano, temas como a logística de entrega de materiais didáticos em áreas afetadas, o planejamento pedagógico para o período longe da escola e o acesso digital aos conteúdos educacionais foram alguns dos tópicos discutidos. O plano de ação validado na Secretaria de Educação agora segue para a Defesa Civil do Estado.

Os programas “Aula em Casa” e “Merenda Em Casa” serão as principais iniciativas a serem aprimoradas com as proposições do plano de ação da pasta. São eles que, por meio de materiais pedagógicos de estudo e a entrega de alimentos a estudantes em vulnerabilidade alimentar, vão chegar aos alunos da rede estadual. Em 2023, mais de 7 mil alunos foram impactados pela estiagem histórica.

As atividades previstas no plano de ação visam a conclusão do ano letivo de 2024, com materiais didáticos e pedagógicos destinados ao 3º e 4º bimestres. No último ano, o “Guia de Estudo” foi o documento orientador do Aula em Casa. Este material já está em atualização e será disponibilizado digitalmente para download e impressão até o final do mês de julho. As impressões e a distribuição para os estudantes serão feitas pelas escolas, orientadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de cada município.

Entre outras atividades do plano de ação, está a criação, na Secretaria de Educação, de uma Comissão Intersetorial de Crises Climáticas e Impactos Ambientais no Amazonas; a elaboração de documento orientador para ações diretoras e de gestão escolar durante a estiagem; além da formulação de programações televisivas com videoaulas referente aos conteúdos de 3º e 4º bimestres, entre outras proposições.

Aula Em Casa

Caso os alunos sejam impossibilitados novamente de se deslocar até à escola, o programa Aula Em Casa será disponibilizado com apostilas digitais de estudo, videoaulas, listas de exercícios e outros materiais didáticos. Para este ano, além da atualização dos conteúdos já utilizados, o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) também criará um novo acervo.

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação