Visando usar a tecnologia para recuperar celulares roubados e combater o crime no Amazonas, a Secretaria de Estado de Segurança Pública lançou nessa terça-feira (17), o programa ‘Recupera Fone’, que fará parte do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC).
Além de recuperar celulares roubados ou furtados e devolvê-los aos seus verdadeiros donos, a iniciativa visa desencorajar a compra e o uso de aparelhos adquiridos ilegalmente. De acordo com o Secretário de Segurança, Coronel Vinícius Almeida, a polícia identificou mais de 3 mil pessoas fazendo o uso de celulares roubados, na capital amazonense.
- Condenado por estupro de vulnerável da própria filha, é preso na zona Leste de Manaus
- Ponta Negra é interditada para banho no rio Negro por conta da estiagem severa
A pessoa terá um prazo para se apresentar ao Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares, e pode ser indiciado e encaminhado ao Judiciário para as providencias necessárias. Segundo o diretor do Nirc, delegado Bruno Hitotuzi, ao ter o aparelho furtado ou roubado, as vítimas precisam registrar um boletim de ocorrência fornecendo o número IMEI do aparelho, e um número de emergência.
Na segunda fase do sistema, a Secretaria de Segurança irá identificar através das oitivas, toda a rede de receptação e venda dos aparelhos furtados.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar