A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar alerta responsáveis por estudantes da rede estadual de ensino para a importância de atualizar documentos pessoais na secretaria das escolas.
Conforme o Departamento de Tecnologia e Informação (Detin), mais de 75 mil alunos da rede ainda não possuem registro do Cadastro de Pessoa Física (CPF), dos quais 23,4 mil são do Ensino Médio, 47,4 mil do Fundamental e 5,9 mil da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Além do CPF, outros documentos devem constar na secretaria das escolas, como certidão de nascimento, fotos 3×4, comprovante de residência, histórico escolar, cartão de vacinação e o Número de Identificação Social (NIS).
A regularização documental nas unidades de ensino é importante para que os alunos se tornem elegíveis a políticas públicas governamentais. Conforme a secretária-executiva adjunta Pedagógica, Georgete Monteiro, a defasagem na entrega de documentos pode estar relacionada a fatores culturais e logísticos, especialmente no interior do estado.
No ato da matrícula, as escolas solicitam a documentação dos estudantes, mas por precisarem efetivar o ingresso na rede de ensino de forma imediata, aqueles que não possuem alguns dos documentos exigidos passam a ter prazos para sanar as pendências nas secretarias das escolas. Assim, os responsáveis se comprometem a entregar os dados posteriormente.
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação