Secretaria apresenta plano de retomada de aulas, mas Sinteam pede cautela à pasta

O secretário de Estado de Educação em exercício, Luis Fabian Barbosa, apresentou, ontem, a proposta do “Plano de Retorno às Atividades Presenciais” da rede estadual de ensino aos representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado e da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

Durante o encontro, foram apresentadas as propostas pedagógicas e dos protocolos de saúde que devem conduzir o funcionamento das escolas, ainda sem data definida.

Além da presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues, a reunião contou com a participação dos deputados estaduais Therezinha Ruiz (PSDB) e Sinésio Campos (PT), presidente e vice-presidente da Comissão de Educação da Aleam.

Na reunião, foram pontuados os eixos que nortearam a construção do documento. São eles: Pedagógico, Protocolos de Saúde, Atenção à Família e à Saúde Socioemocional e Inteligência em Gestão. Após a fase de apresentação e incorporação das propostas das reuniões com as entidades representativas, o plano será apresentado à imprensa e à comunidade escolar.

Gestão Pedagógica – Foram apresentadas as propostas de avaliações que serão aplicadas aos alunos da rede estadual no momento do retorno às aulas presenciais. Os exames têm como objetivo verificar, diagnosticar e recuperar, caso seja necessário, a aprendizagem dos estudantes que acompanharam as transmissões do “Aula em Casa”.

Além disso, também foram apresentadas as propostas para busca ativa de estudantes, reorganização do calendário, repriorização curricular e ações pedagógicas com foco na recuperação da aprendizagem.

Protocolos de Saúde – Pelo documento da Secretaria, o “Aula em Casa” será, inclusive, um pilar importante no retorno às atividades presenciais, que se dará de maneira gradual e escalonada, utilizando o ensino híbrido.

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas, Ana Cristina Rodrigues, é necessário cautela ao secretário estadual de educação quanto ao retorno das aulas presenciais. Ainda de acordo com ela, o secretário declarou que a decisão deve ser tomada neste fim de semana com o governador. O sindicato vai realizar uma assembleia online na primeira semana de agosto para levar a notícia até a categoria.

Da redação da Rádio Rio Mar

Foto: Secom