O Brasil segue com o horário unificado, de Brasília, na votação deste 2º turno. Ou seja, das 8h às 17h, independentemente dos fusos horários. As eleições de 2022 desafiam o eleitor amazonense a acordar mais cedo para votar. No Amazonas, a votação funciona da seguinte forma: das 7h às 16h na capital e grande parte do Estado. Já em municípios do Sudoeste do estado, os eleitores devem ir às urnas das 6h às 15h. São eles: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Jutaí.
No Amazonas, o eleitor irá escolher o representante a ocupar o cargo de governador e presidente da República. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o Estado possui um eleitorado de 1.415.957. Uma decisão do TSE proíbe aparelhos celulares na cabine de votação. Durante o ato é permitido o uso da “cola eleitoral” com os números dos candidatos escolhidos.
A apresentação de documentação oficial com foto é obrigatória por parte do eleitor. São aceitos:
- título de eleitor,
- e-Título;
- carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- certificado de reservista;
- carteira de trabalho;
- carteira nacional de habilitação;
Leia também:
Polícia Federal apreende material de campanha e cartões de auxílio no Aerocuble de Manaus
Rádio Rio Mar
Foto: Rafaella Moura