Seca no Rio Negro: veja imagens do antes e depois da estiagem

O Rio Negro secou mais 10 centímetros de ontem para esta terça-feira (17), e atingiu a marca de 13,49 metros. Imagens registradas, esta semana, no Lago do Tarumã, zona oeste de Manaus, dão a dimensão da seca do Rio Negro na capital amazonense. A vazante do Rio Negro é considerada a maior em 121 anos.

O fotógrafo Chico Batata compartilhou conosco as imagens que mostram o antes e depois da estiagem na bacio do Lago Tarumã. Os dois vídeos foram gravados no mesmo trecho do lago em épocas diferentes. A imagem que mostra o rio cheio foi gravada em Maio deste ano, já a imagem do Lago seco foi gravada esta semana.

Veja os vídeos:

 

O outro vídeo abaixo mostra os moradores do Tarumã puxando uma canoa na tentativa de encontrar o canal mais profundo do lago para navegar. O flagrante exibe os pescadores saindo da comunidade rural para tentar conseguir alimento para suas famílias, que estão em completo isolamento.

Confira a cena da seca no Lago Tarumã em Manaus:

De acordo com a Defesa Civil, mais de 138 mil famílias estão sendo afetadas pela estiagem no Amazonas. Em todo Estado, mais de meio milhão de pessoas enfrentam dificuldades para viver em meio a estiagem severa que atinge 60 dos 62 municípios.

Ouça a reportagem completa em áudio:

Orestes Litaiff- Rádio Rio Mar

Foto e vídeos: Chico Batata Fotografias