As queimadas voltaram a afetar as áreas florestais na região metropolitana de Manaus. Outros 42 municípios estão sofrendo com as queimadas de vegetações. Os prejuízos são sentidos na qualidade do ar, que segundo o aplicativo Selva, estar com qualidade ruim em boa parte do Estado. As queimadas também comprometem o funcionamento dos geradores de energia, que não funcionam quando os sensores detectam alguma ameaça. De acordo com o Diretor de Relações Institucionais da Amazonas Energia, Radyr Gomes, essa situação tem acontecido com frequência em Iranduba, onde a população estão sofrendo com as quedas de energia, por causa das queimadas.
O diretor aproveita para fazer um alerta. Segundo ele, podem ser graves as consequências da estiagem para o setor elétrico, já que as hidrelétricas estão operando abaixo da capacidade por causa da diminuição do volume de águas no Rios da região.
Mesmo com a transição do tempo seco para a estação chuvosa, o clima no Amazonas só deve se normalizar em meados de dezembro, quando as chuvas vão se intensificar em todo o Estado.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet