A Seca severa no Amazonas revelou problemas que até pouco tempo não eram notados. A estiagem gerou escassez de água potável em mais da metade das cidades amazonenses. A população tem se virado como pode e até arriscando a saúde, como explica a ribeirinha, Maria de Fátima Oliveira.
Para evitar o consumo de água não tratada, especialistas defendem a criação de alternativas hídricas no Amazonas. O uso dos aquíferos pode ser a saída para evitar escassez no futuro, explica Luiz José Albuquerque, que é pesquisador ambiental.
O problema é que com a forte estiagem, os poços artesianos também estão secando. O jeito é fazer racionamento de água, como já acontece no município de Rio Preto da Eva, na região Metropolitana de Manaus. Por isso, especialistas apontam para a necessidade de se adotar ações capazes de mitigar esses impactos no meio ambiente, nos recursos naturais e na economia. Dentre as ações estão o tratamento de efluentes, à construção de poços profundos e, principalmente, a reutilização da água.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet