Saúde pública do Amazonas é alvo de crítica da oposição na Aleam

Em janeiro deste ano, no âmbito da saúde, o Governo do Amazonas anunciou que havia zerado a fila de cirurgias e consultas em algumas especialidades, como ginecologia, proctologia e cirurgias oftalmológicas e de urológicas. Mas a demanda é alta, e de lá para cá o tempo de espera voltou.

A modernização dos centros cirúrgicos dos hospitais públicos do Estado é uma reivindicação por parte do deputado estadual Ricardo Nicolau, que integra a ala de oposição da Aleam – Assembleia Legislativa do Amazonas. De acordo com o parlamentar, a medida reduziria o tempo de espera dos pacientes. Nicolau sustenta essa crítica a partir de um exemplo, o da retirada da vesícula pelo método convencional que gera uma demora de até três dias para alta do paciente.

Ainda no âmbito da saúde, outra solicitação feita ao Governo do Estado é quanto aos problemas no Sisreg – sistema de regulação, que permite a marcação de consultas e exames médicos. O deputado dermilson Chagas relatou na tribuna da Casa Legislativa que já recebeu diversas denúncias por parte da população quanto a problemas na marcação de cirurgias. O parlamentar aproveitou o momento para cobrar mais investimentos na área da saúde no interior do Estado.

O parlamentar cobra a presença do secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, na Aleam, para explicações quanto as falhas no Sisreg, falta de medicamentos e pagamentos à trabalhadores da saúde.

O Governo do Amazonas não se manifestou sobre o assunto.