A busca por atendimento psicológico tem se tornado cada vez mais comum. Em muitos casos há necessidade de tratamento contínuo, o que traz dificuldades para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Em Manaus, a atenção psicológica ofertada nas Unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) pode ser acessada pela população por meio de demanda espontânea.
Outra opção para quem procura atendimento psicológico gratuito é por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a gerente da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Diana Oliveira, Manaus dispõe de atendimentos com psicólogos e psiquiatras, nas cinco policlínicas da rede pública, situadas nas quatro zonas da cidade.
- Mais de 90 quilos de produtos inadequados para consumo são apreendidos na zona Leste
- Alberto Neto promete dobrar vagas em creches no 1º ano e dar fuzis a guardas municipais de Manaus
Na Zona Centro-Sul da capital, o projeto Saúde, Compaixão e Cuidado, da Área Missionária São Lourenço, oferece atendimento psicológico. No ato da inscrição é pedido uma contribuição de R$20,00 para ajudar no material de atendimento, como explica o coordenador do projeto, Leonardo Dias.
A inscrição pode ser feita na secretaria da Área Missionária São Lourenço, na rua Visconde de Jequitinhonha, n. 45, Parque das Laranjeiras, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, é possível contatar pelos telefones 98473-6410 ou no 981597678. Ao sentir desconforto ou sofrimento emocional, angústia, ansiedade ou insônia, é fundamental procurar ajuda de um profissional da saúde mental.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação