
Santa Rita de Cássia é celebrada com procissão e missa em Manaus
Nesta quinta-feira, 22 de maio, a Igreja Católica celebra Santa Rita de Cássia, conhecida como a padroeira das viúvas e das causas impossíveis. Em Manaus, a data foi marcada por uma programação especial, com procissão e missa campal presidida pelo Arcebispo Emérito, Dom Luiz Soares Vieira.
A igreja dedicada à Santa permaneceu aberta durante todo o dia e recebeu fiéis para diversas celebrações, incluindo bênçãos às viúvas e a unção dos enfermos, realizada com óleo trazido diretamente de Cássia, na Itália.

Kamila Queiroz
Muitos devotos compareceram para agradecer pelas graças recebidas. É o caso de Kamila Queiroz, que desde a infância participa da festa e atribui à intercessão de Santa Rita a conquista de sua aprovação em um concurso público.
A procissão percorreu as principais ruas do bairro da Cachoeirinha. Em algumas paradas, foram feitas orações por doentes, trabalhadores, professores e estudantes. Louvores e preces, fizeram da procissão uma grande peregrinação de fé.
Santa Rita de Cássia (1381–1457), conhecida como a “Santa das causas impossíveis”, é uma das poucas santas da Igreja Católica a ter recebido um estigma, ou seja, um ferimento semelhante aos da Paixão de Cristo, não em todo o corpo, como São Francisco de Assis, mas de forma localizada na testa, simbolizando a coroa de espinhos.
Segundo a tradição, Rita recebeu esse estigma enquanto rezava diante de um crucifixo, pedindo para participar da dor de Cristo. Uma espinha da coroa de Jesus teria se destacado e ferido sua testa, provocando uma chaga aberta que exalava odor forte e durou pelos últimos 15 anos de sua vida.
A procissão em honra a padroeira foi transmitida pelas redes sociais da Rádio Rio Mar FM.
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar
Fotos colaboração: Hiolanda Mendes