Semana Santa: Saiba quais são cuidados necessários na hora da compra do peixe

Semana santa movimenta as feiras e mercados de Manaus: a procura pelo peixe se intensifica e para garantir o pescado fresco muitos pechincham. É o caso do Wagner, morador da zona norte de Manaus que foi à Manaus Moderna garantir o almoço dos próximos dias.

Mas além de se preocupar com o valor do peixe é necessário ficar atento quanto aos cuidados na hora da compra e armazenamento do produto. De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), alguns itens são essenciais, como por exemplo, questões de higiene e condições adequadas para armazenamento e conservação do pescado.

O médico veterinário e fiscal de saúde do órgão, Augusto Kluczkovski, destaca como garantir a segurança alimentar na hora de consumir.

Conforme as orientações da Vigilância Sanitária, os peixes resfriados devem ser mantidos entre 1º e 7ºC (temperatura de geladeira). E os peixes congelados devem seguir abaixo de -18ºC. Na hora da compra é preciso analisar o produto para verificar se estar em boas condições.

Após a compra, os cuidados com higiene permanecem sendo importantes, como: os peixes devem ser mantidos em temperatura de refrigeração ou congelamento até o consumo e manipulados em local limpo e com as mãos bem lavadas. Já na preparação do alimento, é importante ficar atento à quantidade de sal que os alimentos contêm, alguns deles podem causar aumento de pressão arterial. Para dessalgar, é preciso colocar o pescado por 24 horas na geladeira, em um vasilhame com água, fazendo a troca da água a cada quatro horas.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Alex Pazuello/Secom